O processo de psicoterapia somática trabalha tanto com a fala, para resolver questões mentais ou psicológicas, como traz a compreensão destas questões para a prática e para a realidade percebida no corpo. O método oferece uma ferramenta prática para que a própria pessoa aprenda como influir conscientemente em seu comportamento e realize mudanças em direção à reorganização pessoal. O foco é perceber o corpo internamente, conhecer mais suas impressões internas, que apenas suas expressões vistas de fora. É uma abordagem direta, que visa a independência e auto regulação. Enriquece as habilidades de auto percepção, equilíbrio emocional, comunicação e relacionamento interpessoal. 

Uma pessoa pode procurar a terapia somática por diversas razões: para resolver problemas de ansiedade e depressão ou pânico, por questões de relacionamento e comunicação, devido a algum estresse crônico ou pós traumático (atual ou antigo), no acompanhamento de uma doença autoimune, por conta de dificuldade de aprendizagem ou concentração, para lidar com uma perda, morte ou outro momento de grande mudança, como também para um treino de liderança ou para impulsionar o desenvolvimento pessoal.  

O processo terapêutico está estruturado na plasticidade neural e somática. A plasticidade neural é a propriedade do sistema nervoso que permite mudanças estruturais na organização entre os neurônios. Assim a plasticidade promove a formação de novos padrões de comportamento. A metodologia somático-emocional atua na base sensorial e motora, de onde se organizam nossos padrões. Assim, parte do corpo para compreender e reorganizar a mente, desenvolve o diálogo interno, de forma que o 'entender' nasce da realidade corporal. Na prática são utilizados além da 'fala', exercícios de aterramento, alinhamento, dança e integração de movimento, entre outras estratégias para facilitar o equilíbrio de tensões no corpo. 

Principais Técnicas Envolvidas

Metodologia Somático-Emocional (Stanley Keleman)

Método Laban (Fundamentos Bartenieff - Kestemberg Moviment Patterns)

Práticas de educação somática

Mais informações entre em contato - anapaulaport.com.br

 

Veja Também

Atendimento Pessoal