Astrologia é a interpretação dada ao posicionamento planetário obtido através de dados astronômicos, reais e corretos de determinado dia, mês, ano, hora, Latitude e Longitude local.

O posicionamento planetário é apresentado nas Efemérides e têm como referência o Meridiano Zero de Greenwich na Inglaterra. A Latitude e a Longitude são as de lá apresentadas, portanto quando se faz uma Carta Natal é necessário cálculos de fuso horário com correção de Latitude e Longitude para o local de nascimento. É complicado, envolve regra de três, tábua de logaritmo, horários de verão, passo do astro, mas, saber como estava o céu no momento do nascimento é uma coisa única e de consequências reveladoras, pois indicam o que está escrito no Céu e será vivido na Terra. Vale a pena saber.

É através da Astronomia que se sabe o posicionamento planetário no cosmos. Dados científicos e específicos, registrados em graus, minutos e segundos dos corpos celestes que percorreram as constelações no período do antigo Egito, chegaram até a nós, seguramente datadas cerca de 4.2000a.C.portanto, veio do Egito a Astrologia.

Embora alguns estudiosos acreditem que as cartas tenham sido traçadas com finalidade exclusivamente astronômica, é difícil não lhes acrescentar um significado astrológico.

No decorrer da história, a Astrologia e a Astronomia foram um mesmo tema de estudo, sendo papel das técnicas científicas estabelecerem ou predizerem as influências das forças vitais cósmicas.

Astrologia em estudo: Sabe-se que o centro do Sistema Solar é o Sol, mas para entender a Astrologia é importante ter em mente que o sistema utilizado é o Sistema Egocêntrico, isto é , o objeto observado passa a ser o centro de todo interesse. Neste caso o foco é o homem que está no planeta Terra. Sendo assim, se utiliza o 'passo' dos astros ou o ritmo próprio de cada corpo Celeste, para completar um ano de translação ao Sol e focar a Terra como centro. A matéria apresentada foi extraída do Livro 'A Era de Aquário' de Regina Braga Nascimento.

 Créditos referentes aos sites: www.espacoeradeaquario.com.br     e   www.eradeaquario.com.br  

  Agradecemos pela colaboração, da mesma forma como lhe ajudamos com esta matéria.